quinta-feira, 14 de julho de 2011

Vida que segue...

Terça feira: mais um dia de sol e calor brando... como eu gosto! Quem dera fosse assim o ano inteiro! O início da manhã foi corrido: tomei café rapidinho, lavei o uniforme do Mô, me arrumei e fui para o dentista. Cheguei lá às 9:10h e já estavam no consultório a cliente das 9h e uma moça para fazer orçamento. Prá variar o dentista chegou às 9:30h e às 10:15h eu estava sentando na cadeira! Falei da dor que estava sentindo mas ele não encontrou nada que pudesse fazer o dente doer. O canal ainda doeu! Caraca... ô coisa difícil! Lá vou eu na próxima terça de novo! Ninguém merece.

Ontem, outro dia deliciosamente lindo! Caminhei, fiz o alongamento. Almocei, dei a cochilada de praxe e fui para a festa na paróquia. Mô foi direto do serviço. Foi bom demais!
Estamos tendo dias de outono. Sim... o outono que foi invadido pelo inverno no mês de maio! Só espero que tudo fique como está até o final de agosto! Já chega de frio congelante! A Ane, minha amiga potiguar, é que está com sorte. Vou até pedir que ela marque um volante da mega sena prá mim... Ela está de férias e foi passar uns dias no Rio, Paraty e Sampa! Deve estar aproveitando bastante!

Hoje, tivemos nossa palestra no Centro Esportivo e o tema foi Leite: mitos e verdades

O hábito de ingerir leite de vaca gera controvérsias. Há especialistas que condenam a bebida com a alegação de que traz malefícios, enquanto outros defendem o consumo diário para suprir uma série de nutrientes que o organismo precisa, com destaque para o cálcio. Mocinho ou vilão, o fato é que o leite de vaca carrega diversos mitos sobre o seu consumo.

O leite orgânico é mais seguro que o leite normal? Os dois são seguros para o consumo. A diferença do orgânico é que as vacas produtoras não recebem hormônios ou antibióticos para aumentar a produção de leite. Essas vacas também não se alimentam de pastos com fertilizantes, o que torna o leite orgânico mais puro e a opção que mais preserva o meio ambiente. No entanto, o governo estabelece regras rígidas de segurança para garantir que todo leite comercializado esteja livre de resíduos que possam ser prejudiciais ao organismo. Por isso, tanto a versão convencional quanto a orgânica são consideradas seguras.

A ingestão de leite causa pedras nos rins? O cálcio em excesso no organismo tende a se depositar e ocasionar cálculo nos rins. Só que reduzir o cálcio da alimentação não é a solução para evitar o problema. Na verdade, estudos e especialistas indicam que esse mineral - na medida certa - pode até ajudar na proteção dos rins. Em vez de banir o leite da alimentação, portanto, o ideal para prevenir complicações renais é beber bastante água, evitar álcool em excesso e reduzir o consumo de sal.

Leite desnatado é somente leite integral com água adicionada? O leite desnatado apenas tem um teor reduzido de gordura saturada e colesterol. Não há acréscimo de água e não há redução de nutrientes. Há quem afirme que a versão desnatada tem mais cálcio - o que seria positivo para prevenção da osteoporose - e mais sódio - o que seria negativo, principalmente, para hipertensos. Porém, a diferença é irrelevante, já que as quantidades desses minerais - assim como de outros nutrientes - são semelhantes nos dois tipos de leite.

Laticínios causam ganho de peso? Verdade, assim como todo alimento em excesso que contenha gordura e calorias. Por isso, o ideal é ingerir as versões com teor reduzido de gordura que, se consumidas na medida certa, não provocam quilos extras.

Tomar leite depois de praticar exercícios físicos é uma boa opção? Verdade. Estudos constataram que mulheres que bebem dois copos grandes de leite por dia, após a sua rotina de musculação, ganham mais massa muscular e perdem mais gordura em comparação às mulheres que bebem energéticos. O leite repõe perdas da transpiração e atua no restabelecimento da hidratação. Por isso, a bebida é uma boa opção após atividades físicas para restituir as funções normais do organismo, principalmente a versão desnatada.

Amanhã o Centro Esportivo entra em recesso para reformas e pintura. Na piscina ainda não fizeram nada! No sábado, está programado – saiu até num jornal local – a festa julina no sábado, mas os professores não foram avisados de nada... Mistério! É esperar o sábado à noite prá ver se vai ter ou não festa julina! Eita gente organizada!!!!

Bom final de semana!