terça-feira, 3 de maio de 2011

Dieta para o inverno

Oi gente!
Tudo bem por aí?
Aqui está complicado... A casa está parecendo uma enfermaria! Tudo por causa da Dilma! É... é esse o nome da gripe que está arrasando quarteirão!

No sábado, minha irmã começou com febre, nariz entupido e tosse. No domingo, de manhã, foi preparar café, caiu de fraqueza na cozinha. Aí, minha mãe começou a cuidar dela. Ontem, de manhã, foi minha mãe que começou com febre e sintomas de gripe. Minha irmã melhorando e minha mãe ruim que só! Eu cuidando das duas e pedindo a Deus prá não pegar a gripe também! Aff!!!
Minha mãe já tem as pernas comprometidas devido a artrose, com a fraqueza da gripe, as pernas não dão conta de sustentar o peso dela e haja braços para sustentá-la! Meu sobrinho que mora com ela ainda a pouco estava me dizendo que os braços dele pareciam que iam cair de tanta dor!
Xô gripe!

Ontem eu só fiz a hidro porque a água da piscina estava pouco aquecida e amanhã se estiver quente eu não vou fazer. O Centro Esportivo fica na praia e nesse tempo chuvoso o vento é gelado e propício à doenças respiratórias. Sair da piscina quente - o salão faz um vapor que a professora molha a roupa de tanto suar - direto para o vento frio não dá bom resultado. E eu ainda venho caminhando pela praia até em casa! Não vou me arriscar!

Na quinta, acabei me animando e fui à palestra. Dessa vez eu nem sabia o tema e ia perder um assunto super 10! Por que no inverno comemos mais? Taí o resuminho prá vocês!

Todos já ouviram alguém falar que na estação do inverno quando a temperatura esta mais baixa e o frio mais intenso, costuma-se sentir mais fome. Mas será que esse é um problema do organismo humano ou será que é somente uma impressão que as pessoas tem de que a fome aumenta no frio? Quais as causas da elevada ingestão de alimentos no inverno?

A vontade de comer é diferente da real necessidade da ingestão de alimentos que é resultante do consumo de nutrientes importantes para o metabolismo do organismo humano.

Quando a pessoa ingere alimentos, a absorção dos nutrientes contidas na comida e o processo de digestão produzem uma quantidade determinada de calor, que é chamado de efeito térmico. A prática de atividades físicas também contribui para a inibição da vontade de comer, já que ela aumenta a temperatura corporal dos indivíduos. Porém, no inverno, quando as pessoas sentem frio, há uma perda do calor que traz prejuízo ao centro inibidor da fome. Por isso, mesmo quando as pessoas ingerem alimentos e produzem calor, elas apresentam uma maior facilidade em perder esse calor para o ambiente onde se encontram.
No inverno as pessoas costumam procurar alimentos que tenham a capacidade de produzir de maneira mais rápida o calor. Esses alimentos são geralmente os que apresentam uma quantidade bem maior de gordura.

Dieta no Inverno

O inverno é estação mais propícia para restringir o consumo de alimentos muito calóricos e iniciar uma dieta alimentar com a finalidade de perder excesso de gordura corporal. Por isso, alguns profissionais sugerem que as pessoas sigam algumas recomendações para manter uma alimentação saudável, entre elas:

- Procurar consumir os alimentos quando ainda estão quentes, pois essa atitude ajuda na sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos;
- As refeições consumidas podem ser feitas com pratos com temperos picantes como alecrim, manjerona, cebola, alho, gengibre, páprica e pimenta-do-reino, entre alguns pois eles favorecem a sensação de calor, além de serem substâncias pouco calóricas;
- As pessoas devem abusar da quantidade de sopas quentes ingeridas, pois elas tem poucas calorias e podem desintoxicar em alguns casos, o organismo humano;
- Outra sugestão é fazer a substituição do famoso chocolate quente muito consumido no inverno, por um chá bem quente, lembrando que atualmente há várias opções saborosas da bebida disponíveis no mercado;
- Para os que gostam de bebidas alcoólicas a opção ideal é beber uma taça de vinho enquanto a pessoa estiver jantando, por exemplo. Segundo especialistas o vinho é rico em antioxidantes que tem a propriedade de proteger o coração dos indivíduos.

Volto ainda esta semana, tá?