terça-feira, 26 de outubro de 2010

AVC: estatística assustadora!

Estamos na Semana de Prevenção de Doenças do Coração e cumprindo o prometido, aqui estou com um resumo da palestra de hoje.
O alerta feito pela Organização Mundial de AVC é de que cada seis pessoas no mundo terá um AVC em algum momento de sua vida. Aqui no Brasil, o AVC mata uma pessoa a cada cinco minutos! Isso é realmente preocupante... Se você não quer ser um desses, é preciso mudar hábitos não saudáveis e controlar os fatores de risco.

O que é o AVC?
O acidente vascular cerebral, mais conhecido como derrame, ocorre devido à deficiência de irrigação de sangue no cérebro.
Sem oxigênio e nutrientes as células nervosas morrem e a parte do corpo controlada por elas deixa de funcionar. Algumas sequelas são permanentes e há risco de morte. Os principais fatores de risco são hipertensão arterial, excesso de colesterol e triglicerídeos, hábito de fumar e diabetes, consumo de álcool, vida sedentária e obesidade.

Principais sintomas:
Fraqueza ou dormência na face, nos braços e nas pernas, geralmente atingindo um dos lados do corpo; dificuldade para articular as palavras ou de compreensão; dificuldade súbita ou transitória de enxergar com um ou ambos os olhos; dificuldade de caminhar, tontura, perda de equilíbrio ou da coordenação; dor de cabeça súbita intensa, sem causa conhecida.

Saber reconhecer os sinais de um AVC pode ser determinante. Primeiro converse com a pessoa e veja se ela está com a fala confusa. Depois, peça para ela sorrir e observe se um dos lados do rosto não se move. Por último, faça a pessoa levantar os dois braços e se um deles cair, é preciso procurar um médico imediatamente.

A palestra foi muito boa, o cardiologista mostrou no telão como é o fluxo normal e como ocorre o AVC isquêmico e o hemorrágico.
Terminada a palestra, fui ao supermercado no centro da cidade comprar algumas coisas que não encontrei no mercado aqui perto que é pequeno. Estou rodeada de alimentos saudáveis e light!