segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Férias do marido... MEU DEUS!

Sábado início de feriadão já é de praxe: cidade cheia, colocando gente pelo ladrão! Eu segui minha rotina e só me lembrei de novo do feriado quando já dava 22h e nada do Mô chegar. Primeiro foram os ônibus entupidos e depois o trânsito. É incrível... do centro da cidade até aqui é praticamente uma reta, 6km, mas por ser pista em mão dupla, quando sobrecarrega um sentido alguns apressadinhos cortam pela pista sentido contrário e pára tudo!
Ele chegou arrasado! Graças a Deus que não trabalhou ontem e hoje inicia as férias!
Sim... Mô está de férias! Isso significa trabalho dobrado para mim... Nem posso reclamar uma vez que tenho 335 dias de férias e trabalho 30 dias! rs...rs...rs... Quem tem marido sabe do que estou falando. Nem as crianças são tão exigentes e dengosas!
Mas o feriadão que tinha tudo para ser perfeito, ontem pela manhã cedinho foi por água abaixo! Água não... a água só veio hoje! Ontem foi uma ventania que varreu toda a poeira da rua para dentro de casa! Parecia cena de filme rodado no deserto... a gente se perdia no meio da nuvem de terra e areia! Hoje, com a chuva, voltou a esfriar! Com certeza isso vai antecipar o retorno dos que vieram para curtir sol e praia.

Hoje, foi dia de pesagem mensal e... a balança não perdoa mesmo! O efeito do agosto festivo já apareceu! Engordei 1kg! Pouco? Né não... Eu já estava brigando com 1kg: ele ia e vinha já há um bom tempo. Esse 1kg de hoje somou-se e em mês de férias, viagens... isso é um problemão! Se eu bobear o bicho pega! Já andei buscando matérias que possam me lembrar o que devo ou não fazer. É sempre bom refrescar a memória, né? Logo de car dei com essa:

Emagrecer é difícil. Permanecer magro é mais complicado ainda. Precisa ter muita força de vontade para manter uma alimentação correta, afirma a nutricionista do MinhaVida, Karina Gallerani.
Com a pressa que toma conta da rotina, os problemas só aumentam. Falta tempo para cozinhar e o jeito é comer fora, o número de refeições diminui e o consumo excessivo de alimentos em uma refeição noturna é comum, graças aos compromissos de trabalho ou escolares.
Comer demais é um erro que se dissolve no nosso dia-a-dia , afirma Karina. Para evitá-lo, o melhor jeito é se prevenir das situações que nos forçam a exagerar na dose .

Erros mais comuns:

Pular refeições: quem fica sem comer achando que isso emagrece vai sofrer quando se pesar da próxima vez. Isso porque a fome acumula e você exagera na dose. Essa prática prejudica a produtividade no trabalho e desencadeia sérios problemas à saúde. Uma alimentação balanceada requer refeições a cada 4 horas, garantindo maior saciedade e possibilitando melhor controle metabólico e nutricional.

Assistir à televisão enquanto se alimenta: esse é um forte fator para a obesidade. Normalmente os alimentos que acompanham esse hábito não são nada saudáveis. Comer assistindo televisão, distrai e facilita os excessos alimentares. O ideal é sentar-se à mesa, num ambiente tranqüilo. Alimente-se devagar, descansando os talheres sobre a mesa entre uma porção e outra.

Consumir muitos carboidratos simples: são deliciosos, mas digeridos mais rapidamente, e elevam os níveis de açúcar no sangue. Balas, doces, chocolates pães e bolos de farinha branca levam o pâncreas a bombear quantidades ainda maiores de insulina para ajudar a restabelecer os níveis normais de açúcar no sangue. Quando isso acontece, o estômago e o cérebro enviam sinais de fome, reiniciando o ciclo. Você se sente constantemente faminto.

Pagar para comer à vontade: alimentar em excesso ao realizar as refeições em restaurantes que possuem um preço fixo para comer à vontade. Não é preciso limpar o prato só porque pagou por ele, o ideal é parar de comer quando estiver satisfeito.

Comer muito rápido: esse é um hábito cada vez mais comum, principalmente em cidades grandes. Comer rapidamente faz com que você coma muito antes de perceber que já está satisfeito. O cérebro leva um tempo para começar a enviar sinais de satisfação.

Beliscar: este hábito aumenta as chances de ficar acima do peso. Sabendo distinguir a fome da vontade de comer e marcando horários fixos para as refeições,sem intervalos muito grandes entre elas, a vontade de beliscar passa e você come menos.

Bom feriado!