quinta-feira, 8 de julho de 2010

A arte de envelhecer

Na segunda(05), fiquei até tarde tricotando. Cismei que ia terminar o conjuntinho da bebê e fui firme nas agulhas. Quando eu levantei para ir ao banheiro... estava tontinha, tontinha! Fui para a cama me segurando pelas paredes!
No dia seguinte, levantei que nem gambá, trocando as pernas! Não conseguia fazer nada! Graças a Deus Mô não é de negar serviço, preparou o café, foi à padaria e contou prá minha mãe que eu estava ruim das pernas! Tomei café, voltei prá cama. Mô saiu para o treino de corrida e eu desci para casa da minha mãe. Fiquei sentada no quintal, tentei ler mas as letras embaralhavam... Minha mãe fez frango ensopadinho com batata, eu almocei, subi e deitei. Quando levantei do cochilo já estava um pouquinho melhor e aí fui melhorando.
Ontem eu já fiz o alongamento normalmente, fui à reunião da SNI, não senti mais nada!

Hoje, a psicopedagoga da Secretaria da Melhor Idade foi fazer uma palestra pela manhã, o tema me interessou “A Arte de Envelhecer”, e eu fui. Foi muito bom mesmo! Trouxe um prospecto para casa e vou compartilhar com vocês:
Apesar de o envelhecimento ser um processo biológico e muito natural, ele pode ser controlado. Alimente-se bem, mas coma em menor quantidade, porém mais vezes ao dia - quatro a cinco refeições diárias; Um copo d'água em jejum; Não fique sem café da manhã - coma frutas e café com leite desnatado e sem açúcar; No almoço e jantar, salada, carne magra, arroz e feijão. Diminua o sal e evite frituras.
Ficar mais velho é um privilégio e uma arte e saber envelhecer é receber como recompensa disposição. Envelhecer não é a arte de prolongar a vida é saber viver bem
!”


Aproveitamos a presença da psicopedagoga para mandar um abaixo assinado pedindo para resolverem logo o problema com a piscina. Marilena e Lucimar estavam indo para o centro da cidade e eu aproveitei a carona prá dar uma voltinha. Ia almoçar na pensão aqui perto, fui almoçar com elas no shopping!