terça-feira, 27 de abril de 2010

Dia de alegria...

A palestra sobre a hipertensão foi maravilha!!!!
Muita coisa eu já sabia mas aprendi muito...
A hipertensão é uma doença cardiovascular que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode até causar paralisação dos rins. As pessoas sedentárias, obesas, diabéticos, as que fazem uso de bebidas alcoólicas e as que fumam são as que correm mais risco de desenvolver a doença. Pessoas da raça negra são mais propensos que os das outras raças...
A prevenção é feita através do controle do peso corporal, da redução do consumo de sal e embutidos e fazer atividade física cinco vezes por semana.
O controle é feito através de medicamentos, dieta alimentar e atividades físicas controladas.
A beterraba é excelente para controlar e abaixar a pressão e pode ser usada como suco (pode ser feito temperado com suco de laranja, que lhe dá um sabor deferente, deixando-a mais gostosa), batidas no liquidificador com leite, em sopas com outros legumes e cozida e servida em forma de saladas.
Ao cozinhar, deixe três centímetros de talo e não corte sua parte terminal. Este cuidado evita que a beterraba perca liquido durante o cozimento, mantem seu sabor e cor.
(em itálico as coisas que eu desconhecia)

Eu estou no grupo dos que correm menos perigo pois não fumo, não bebo nada de álcool, como pouco sal (meu pacotinho de sal dura mais de um ano!) e este ano, além das caminhadas diárias, passei a fazer atividade física de segunda a sexta! Prá ser perfeito, só falta eu me livrar desses 10 resistentes quilos que não querem abandonar meu precioso corpinho!

Hoje a hidro foi muito boa! Depois de tanto tempo, o reencontro com a turma foi muito divertido!

Fiquei preocupada de não conseguir postar hoje, pois desde a hora do almoço que começou a armar uma tempestade daquelas. A coisa lá fora está feia, viu? Vai cair é água!