segunda-feira, 22 de março de 2010

Segunda sob o reflexo do final de semana...

Oi gente!
Tudo tranquilinho? Eu estou bem segunda mesmo...
Ontem minha mãe (77 anos) baixou emergência!

No sábado de manhã estive com minha mãe. Moramos no mesmo quintal, todos os dias eu lavo roupas, cuido das cachorras e batemos um papo. No sábado, ela me disse que estava cansada pois tinha deitado tarde prá fazer o bolo que a neta tinha pedido e poder confeitar com ele frio.
Subi prá adiantar minhas coisas, minha sobrinha/afilhada chegou por volta das 10h. O irmão e a namorada já estavam prontos para ir à Praia Seca, ela mudou de roupa e foram. Às 12h, meu almoço já estava pronto e como eles ainda não tinham voltado da praia, desci prá ver se minha mãe queria almoçar comigo. Encontrei ela deitada - minha mãe, deitada antes do almoço? Já era prá desconfiar... Disse que ia esperar por eles, estava aproveitando prá descansar um pouco.
Vi eles chegando por volta das 14h, senti o cheiro do peixe fritando... Mais tarde eu desci prá recolher a roupa do varal, estavam todos 3 deitados na cama da avó e o papo parecia animado.
Logo que escureceu ouvi o barulho do carro do meu sobrinho, olhei na janela, eles estavam saindo. Ainda brinquei com eles: “Tetê vê tudo... aqui do meu posto de observação nada escapa!”
Estava começando o Jornal Nacional, minha mãe telefonou e pediu o termômetro emprestado pois ela achava que estava com febre. Desci, medi a temperatura dela (37,5), ela tremia de frio - um calor de escaldar e ela com frio? - dor de cabeça. Deve ser gripe. Tomou um Tilenol. Subi e quando os meninos chegaram eu disse à eles que ficassem de olho durante à noite, se ela precisasse de alguma coisa.
Depois que o Mô chegou, ainda fomos lá embaixo ver se ela tinha melhorado e ela já estava dormindo.

Ontem de manhã quando cheguei lá no quintal, estavam os 3 com os olhos arregalados, apavorados que a avó não estava bem... Por que não chamaram? Apresei o Mô que ainda tomava café e levamos ela para a emergência. Foi direto para o soro e colheram sangue e foram feitas inúmeras tentativas de colher urina. Logo se suspeitou de infecção urinária... conseguiram uns pingos de xixi e, não deu outra: infecção urinária das brabas! O plantonista questionou se ela não fazia exames periódicos. De três em três meses ela tem o acompanhamento com o cardiologista e ele sempre pede exames. Peguei o resultado do último exame e, acredite, em 10/2 ela já estava com a infecção! A namorada do meu sobrinho é que foi com ela na consulta e disse que o cardio perguntou se ela estava sentindo dificuldade de urinar e ela disse que não, mas já estava sentindo ardor... prá não tomar remédio ficou quieta!
Quando terminasse o soro ela já viria para casa, deixei a galera toda lá - éramos 8 pessoas na sala de emergência! O médico ainda falou: “Estou vendo que a senhora é bem cuidada!” - e vim com Mô para fazer almoço.

Veio com a medicação e a recomendação de repouso absoluto por três dias.
À noite levei uma garrafa com água para o frei benzer e trouxe prá ela.

Hoje estamos na cola dela...
Meu sobrinho fez o almoço e colocou a roupa na máquina de lavar! Quando eu cheguei do alongamento o varal estava cheio! Tá certo, né? A avó cuida dele desde que nasceu, chegou a hora de retribuir!
Ainda a pouco passei lá e ela estava com dor de cabeça, mas sem febre.

E assim foi o meu final de semana!

Ah... amanhã já vamos ter hidro! OBA!