quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Um dia corrido...

Mô de folga. Empolgado com o sucesso na corrida rústica, está empenhado em melhorar sua colocação na corrida do Dia do Trabalhador. Comprou tênis novo e está treinando firme.
Hoje, antes da hidro, teve palestra com uma nutróloga e não dava tempo de aprontar o almoço. Combinamos de nos encontrar para o almoço.
A palestra foi ótima, sobre o amaranto - cereal muito nutritivo, cultivado na região dos Andes.
Depois da linhaça e da quinoa, ele é a bola da vez na ajuda ao processo do emagrecimento saudável.
É rico em proteínas e minerais como cálcio, fósforo, potássio, vitaminas e aminoácidos que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Ele aumenta o poder de saciedade da refeição e a grande quantidade de fibras dá a sensação de estar satisfeito por mais tempo.
Ela levou um prato salgado para experimentarmos e nos deu a receita:

Kibe Assado com Amaranto (com glúten)
Rendimento:15 porções

Ingredientes
Massa
1 kg de carne moída magra (patinho), 1 xícara (chá) de trigo para kibe deixado de molho por 1 hora, 100 g de Amaranto em Flocos Vitalin, 2 dentes de alho picados, 1 cebola grande ralada, 2 colheres (sopa) de salsa picada, ¼ de xícara (chá) de hortelã picada, 2 colheres (sopa) de Zaatar (tempero misto árabe), sal, pimenta moída e cominho a gosto, azeite de oliva para regar.

Recheio
2 cenouras médias raladas, 250 g de espinafre picados com talo, 1 dente de alho picado, 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino moída a gosto.

Preparo
Massa

Escorra o trigo de kibe tirando todo o líquido possível. Acrescente os demais ingredientes misturando bem. Prove e ajuste o tempero se necessário. Em uma fôrma untada com azeite de oliva, distribua metade do preparado de carne. Distribua o recheio por toda a superfície. Cubra com o restante do preparado de carne. Alise a superfície e regue com bastante azeite de oliva. Leve ao forno para assar por 30 minutos aproximadamente. Corte ainda na assadeira e sirva.

Recheio
Em uma panela coloque o azeite e o alho e refogue até o alho dourar levemente. Acrescente o espinafre picado e refogue até murchar levemente. Acrescente a cenoura ralada e tempere com sal e pimenta. Refogue por 3 minutos e desligue. Reserve.

Bom demais, viu?