sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Começando o ano nas costas de uma tartaruga...

Que moleza... não bebi nadica de nada e estou de porre!
Reveillon aqui em casa, só por amor à minha mãe... que saco!!!

Minha mãe tem problema de refluxo, não pode comer tarde pois passa mal. Tudo bem, não tem mesmo necessidade de esperar meia noite... o importante é estarmos todos juntos. Mas daí a cada um pegar o prato e ir para um canto? Putz...
Minha irmã não podia perder o capítulo de "Bela, a feia", ou algo nesse estilo... Se trancou no quarto da minha mãe com o prato na mão.
Meu sobrinho, só na cama com a namorada... Veio na mesa, fez um prato só para os dois e voltou prá toca!
Eu, Mô e mamãe na mesa jantando.
Quando terminou a novela, minha irmã saiu do quarto, largou o prato na mesa e disse: tchau!
Ficamos nós três na sala vendo o "show da virada" - ah... não acertei nem um número na Mega da Virada! - e quando faltava 5 minutos para a meia noite, meu sobrinho e namorada saíram do quarto e subimos todos aqui para minha varanda.
Realmente, na praia, a gente tem melhor visão dos fogos, mas se tivéssemos ido teríamos morrido sufocados: a tal queima de fogos do vizinho quase termina em tragédia... no final, um dos blocos de fogos deitou e ele virou a boca dos canudos para a areia. Um estrondo horrivel e fumaça que não deixava ver mais nada! Hoje cedo, um buracão lá na areia!

Hoje no almoço de "enterro dos ossos" o clima não estava diferente: os dois pombinhos no quarto, minha mãe cansada nem quis almoçar, minha irmã fez o prato e levou prá comer na casa dela(que é nos fundos). Ficamos eu e Mô na sala almoçando. Terminamos, lavei nossos pratos , talheres e copos, dei tchau prá minha mãe e subimos. Bom tenho 364 dias prá pensar num jeito de "escapar" do próximo reveillon...
aPublicar o selo e avisar quem o indicou: Fabíola
aIndicar para DEZ amigas blogueiras e avisá-las:
Indico a todas que desejarem pegar o selinho..ok??
aCompletar as frases a seguir.

Em 2009 eu...

PERDI: meu pai
GANHEI: novos amigos maravilhosos
APRENDI: que nem todos que se dizem amigos querem realmente a minha amizade
MUDEI: a cor do meu cabelo
BEIJEI: além dos meus familiares e amigos, os vovôs e as crianças do abrigo
ESQUECI: das tristezas
EXPERIMENTEI: novas alegrias através da hidroginástica
TERMINEI: com a preguiça
CHOREI: com amigos que passaram provações
FUI: muito feliz
VOLTEI: muitas vezes aos lugares que eu gosto de estar
SUPEREI: me superei em muitos aspectos

Em 2010 eu quero...

PERDER: os 10 quilos que me separam da minha meta
GANHAR: mais saúde e nova silhueta
APRENDER: a ser uma pessoa melhor
MUDAR: o manequim das minhas roupas
BEIJAR: muito mais que em 2009
ESQUECER: tudo de ruim que já passou
EXPERIMENTAR: comer alimentos saudáveis e me alimentar melhor
TERMINAR: tudo o que eu começar
CHORAR: menos e rir mais
IR: ao encontro dos meus amigos
VOLTAR: a todos os lugares onde já estive e deixei raízes
SUPERAR: medos antigos e os desafios que se apresentarem

RECEITA DE ANO NOVO

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)

para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?passa telegramas?)

Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.

Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
- Carlos Drummond de Andrade -

Feliz 2010!