Quarta: seria o retorno da hidroginástica, mas quando fui na padaria e jornaleiro, passei lá e... estavam as duas professoras, algumas colegas chegavam e a piscina não estava aquecida! Prá variar... mas estávamos lá de fofoca e acabamos combinando de nos encontrarmos à noite no Macarrão e Cia. A farra foi tamanha! Quase que nos convidaram a deixar o recinto! A Rita já é muito doida sóbria, depois de uma jarra de vinho...
O tempo à noite ameaçava chuva, achei que era a tal frente fria chegando mas não, a quinta amanheceu radiante!
Quinta: caminhei e confirmei que haveria a palestra. Tomei um banho e fui para o Centro Esportivo. Lá só se comentava o vexame da Rita... na hora, o pessoal dá a maior força prá ela beber e fica instigando e depois fica falando dela pelas costas! Eu vi que o assunto era esse, fui saindo de fininho e me sentei no salão. A palestra foi ótima, sobre Alimentação Saudável e enquanto o palestrante falava os professores arrumaram uma mesa de frutas de tirar a concentração de qualquer um!
Alimentação saudável, de verdade, não dispensa frutas, verduras e legumes. Mas o destaque absoluto, sem dúvida, vai para os carboidratos: está provado, de uma vez por todas, que eles são aliados indispensáveis na busca do peso ideal e também para uma saúde de ferro. Uma dieta pobre em carboidratos pode afetar a saúde das artérias, aumentando em 15% as chances de desenvolver a arteriosclerose. Fuja dos riscos comendo pão, espinafre, batata, couve-flor, nabos e cereais, por exemplo.
Mas o consumo de carboidratos deve ser balanceado. A gengiva e os dentes sofrem por conta da fácil fermentação desses nutrientes, o que favorece a proliferação de bactérias na boca. O ideal é escovar os dentes após as refeições e nunca esquecer as visitas ao dentista, pelo menos, duas vezes ao ano.
Outros nutrientes importantes são:
O ácido glutâmico, presente em proteínas de origem vegetal, é um dos micronutrientes que ajuda a controlar a pressão arterial. Tofu, leite de soja, sementes de girassol, gergelim, cogumelo, sementes, oleaginosas (castanha, noz, avelã, pinhão), aveia integral, germe de milho, frutas oleaginosas (abacate, coco), batata, arroz integral, lentilha são boas fontes de proteína vegetal.
O consumo de flavonóides pode retardar em até 8% a oxidação do colesterol ruim (LDL). Frutas, vegetais, chás, vinhos, nozes, sementes, raízes e o chocolate preto (quanto mais amargo, melhor) contêm flavonóides.
A vitamina D ajuda na proteção da massa óssea, diminuindo fraturas. Pesquisas revelam que 20% dos casos de hipertensão nas mulheres são ocasionados pela falta de vitamina D no organismo. Óleo de fígado de peixe, peixes de água salgada (sardinha, arenque, salmão), ovos, carne, leite e manteiga trazem doses de vitamina D. Mas, para ela ser sintetizada pelo organismo, você precisa passar pelo menos 10 minutos diários sob o sol.
Suplementos de vitamina C merecem atenção. De acordo com estudos, mulheres que tomavam altas doses da vitamina aumentam as chances de desenvolveram catarata na velhice. Porém, as fontes naturais da vitamina não apresentaram riscos e retardam o envelhecimento. Abacaxi, acerola, agrião, alface, goiaba, laranja, limão, kiwi, pimentão, rúcula, alho, cebola, repolho e espinafre são alimentos ricos em vitamina C (ou ácido ascórbico).
A falta de consumo de ômega-3, gordura que beneficia o cérebro, pode ser decisiva para o surgimento de doenças mentais, a ausência deste ácido graxo pode estar associada ao aparecimento de problemas no funcionamento do cérebro.
Terminada a palestra, o coordenador do CE pediu desculpas por não poder recomeçar a hidroginástica e disse que o problema foi no aquecedor à gás. Nessa época, o aquecedor solar sozinho não dá conta de aquecer a água como deve ser. A previsão agora é de recomeço dia 25 mas combinamos de amanhã sairmos todos às 8:30h para uma caminhada na orla.
Sexta: a frente fria chegou para o final de semana... De manhã ainda tinha um “solzinho traíra”, juntamos um grupão para a caminhada. O pelotão de frente já estava retornando e encontramos com gente ainda indo... como será que chegamos todos juntos? rs...rs...rs... Melhor abafar o caso! Até porque entre os retardatários estavam a Marilda e a Isabel que nos brindaram com pães de queijo e suco de cajá no retorno! rs...rs...rs... Minha mãe faz doce de cajá mas o suco foi a primeira vez... Uma delícia! Agora vou ficar de olho nos quintais prá ver quem tem cajá!
Depois do almoço o vento aumentou e agora está chuviscando. E eu tinha esperança de que não iria mais usar o moleton e o pijama de flanela... Foi bom enquanto durou!
Esse final de semana tem a festa julina da minha paróquia. Todos os anos é embaixo de chuva, mas a festa é tão boa que ninguém nem liga prá chuva!