sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Como anda a saúde de seu intestino?

Hoje estou aqui só mesmo para cumprir com minha promessa. Estou com a casa cheia de visitas! E uma delas é minha afilhadinha caçula - Rebecka Sthefanie - que sempre que vem aqui e vê o computador ligado quer usar e... quebra o meu menino! Estou aproveitando que ela foi ao parquinho com a mãe para trazer as novidades.

Ontem teve a palestra sobre prisão de ventre, foi bastante esclarecedora e as perguntas que surgem na hora são ótimas... foi muito bom! Trouxe o que pude e resumi para vocês!

Como anda a saúde do intestino?
A constipação intestinal ou prisão de ventre é uma das queixas mais frequentes nos bate papos informais e consultórios médicos. É considerado dentro do normal no indivíduo adulto que evacua de duas a três vezes por dia ou até de dois em dois dias, pois o hábito intestinal é bastante variável entre as pessoas, dependendo de diversos fatores, desde clínicos até emocionais.
A causa mais comum da prisão de ventre crônica é a baixa ingestão de fibras, que são encontradas principalmente em frutas, verduras e grãos. As fibras são essenciais para que o intestino funcione com regularidade. O sedentarismo por outro lado, tem papel negativo na hora de garantir o bom funcionamento do intestino. Foi observado em pessoas que estavam impossibilitadas de se movimentar, ou tinham hábitos sedentários, tinham um aumento expressivo de casos de constipação.
Alguns medicamentos também podem ter como efeito colateral, a exemplo de alguns antiácidos e antidepressivos. Para a surpresa de muitos, o próprio laxante, que com o seu uso contínuo (e sem supervisão qualificada) acaba "viciando" o intestino, e prejudicando sua movimentação levando à necessidade de aumentar a dose até o ponto em que ela não fará mais efeito. O uso indiscriminado de laxantes, trás ainda diversos outros males para a saúde.

Para prevenir a prisão de ventre, você pode adotar medidas simples e fáceis de adaptar ao seu dia a dia, como:
Aumente a ingestão de frutas (principalmente as que se podem ser consumidas com casca e o bagaço), verduras, cereais integrais, sementes oleaginosas e hortaliças em geral.
Beba bastante líquidos, água e sucos naturais batidos com a semente. Um bom exemplo é o suco de melancia, sem água e sem açúcar batido com sementes.
Consuma iogurte: o iogurte é extremamente benéfico para o intestino e deve ser ingerido diariamente (exceto em pacientes com intolerância severa a lactose ou alergia a proteína do leite)
Cuidado com bebidas alcoólicas, chocolate, café, chá preto e outros alimentos que aumentem a produção excessivas de gases. Em alguns casos, o leite também pode ter ação constipante, mas a avaliação deve ser feita por um profissional capacitado, que efetuará uma investigação criteriosa caso a caso .

Hoje, para não deixar de fazer minhas atividades físicas, inverti os horários: fiz primeiro a hidroginástica e depois o alongamento. Cheguei elas tinham acabado de chegar e deu tudo certo!
Está um sol de rachar moringa, um calor de derreter e eu espero que não resolva chover esse final de semana pois quero cansar a pequena Rebecka na praia! Ela está pensando que o PC está com defeito! E se chover, com ela presa dentro de casa, eu mesma acabo ligando para que ela se distraia! Ó my God!

Bom final de semana!