sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Para ler em capítulos! Quequéisso...

Triste demais ver as notícias sobre a tragédia na região serrana do RJ! Me revolta ver a cara do políticos... O Estado tem um radar, uma geringonça super moderna, para prever fenômenos atmosféricos e a “coisa” previu essa catástrofe. Só que os dados têm que ser decodificado e o Governo não tem técnico qualificado para decifrar a coisa! Tudo bem que não iam conseguir segurar as encostas e nem conter a fúria dos rios, mas podiam ter tirado as pessoas das áreas de risco e evitado tantas mortes! Agora é rezar e ajudar na medida do possível! Lá no Centro Esportivo estamos recebendo doações e amanhã eu vou ajudar no mutirão para separar roupas e sapatos.

Ontem a palestra no Centro Esportivo foi maravilhosa, pena não ter sido bem divulgada... tinha pouca gente mesmo convidando as pessoas que estavam na praia. Quase ninguém quis deixar a praia... perderam de aprender muita coisa!

Como manter uma alimentação saudável na praia
Para começar, é importante saber que nessa época de calor, nosso organismo sofre a influência das altas temperaturas e promove maior transpiração para regular a temperatura corporal, com maior perda de água e eletrólitos. Portanto a alimentação deve ser adequada a esta situação para não contribuir de maneira mais estressante ainda.
É importante evitar ao máximo as frituras, principalmente em barraquinhas de praia, já que o óleo é, na maioria das vezes, reutilizado e mantido por muito tempo a altas temperaturas, ou seja, perigo na certa para suas artérias por conta da gordura saturada e toxinas liberadas do óleo. Quanto às bebidas o maior perigo é o exagero no álcool. No caso dos sorvetes, tão refrescantes, por que não trocar os de chocolate pelos de fruta? Pode acreditar que são bem melhores, porque contém o suco ou polpa da fruta, sem a presença de gorduras e, conseqüentemente, menor valor calórico e maior hidratação.
Uma boa opção para comer na praia é a espiga de milho, alimento super típico da praia: é um alimento fonte de carboidratos e pobre em gorduras. Uma espiga, sem sal e manteiga, pode consumida sem dor na consciência!
Quanto aos sanduíches naturais, o problema é que de natural, na maioria das vezes, não tem nada, ou seja, no recheio é utilizado maionese, creme de leite, carnes gordas, embutidos, com traços de algum vegetal. Estes ingredientes, além de serem ricos em gorduras saturadas, são altamente perecíveis e requerem muitos cuidados quanto à higiene e temperatura para evitar uma intoxicação alimentar. Uma opção é elaborar seu próprio sanduíche natural em casa, com ingredientes dos quais você garante a procedência e os acondiciona em bolsas térmicas.
Curta a praia, o mar e o calor, mas acima de tudo preocupe-se com a sua alimentação. Afinal, há maneiras de se alimentar de forma saudável. Além da espiga de milho, do sanduíche natural preparado em casa, do sorvete de frutas, boas opções são frutas in natura ou sucos como acerola, caju, goiaba, laranja, limão, kiwi, tangerina, maracujá e morango, além de água de coco, um hidratante poderoso e super típico da praia. Você também pode levar de casa vegetais crus, como: pepino, cenoura, tomate cereja, sementes oleaginosas ( como castanhas, nozes e amêndoas), barras de cereais, cookies e torradas integrais.

Dica de lanche natural:

2 fatias de pão de forma integral light
1 e ½ colher (de sopa) de requeijão light
1 colher (de sopa) de cenoura ralada
1 colher (de sopa) de ervilha
½ colher (de sopa) de salsinha picada
1 colher (de sobremesa) de semente de linhaça
¼ de colher (de sopa) de orégano
¼ de colher (de sopa) de azeite de oliva
Higienize adequadamente os vegetais, pique a salsinha e rale a cenoura. Acrescente o azeite, misture bem todos os ingredientes e recheie as fatias de pão. Prepare no dia que for consumir.

Hoje o Centro Esportivo estava à todo vapor!
Recebemos visitas oficiais - pelo que deu para ouvir, gente de Brasília, mas a Dilma não veio não! - e durante a hidroginástica foi um grupo de turistas que pediu para ver a aula e fotografar! Será que vamos passar na Globo? rs...rs...rs...

A cidade está uma muvuca e só hoje me dei conta que semana que vem tem feriadão aqui, no Rio e em várias outras cidades daqui do Estado. Dia 20/01 é dia de São Sebastião! E a programação está boa! Dia 20 começa um torneio de vôlei de praia, na Praia Seca, tem passeio ciclístico e festival do sorvete; dia 21, tem show com uma banda de rock e dia 22, é pagode. Dia 23, tem a corrida rústica - Mô vai se inscrever e eu vou de torcida e fotógrafa - e à noite encerrando os festejos, o Padre Fábio de Melo! E vai ter aquelas barraquinhas com comidinhas nada recomendáveis (rs...rs...rs...) típicas desses eventos, bagulhos paraguaios... O Pe. Fábio de Melo eu vou assistir de camarote! Minha ex-cunhada mora bem em frente a Praça de Eventos. Sexta e sábado, ela vem dormir aqui porque não quer estourar os tímpanos com o rock e o pagode mas no domingo vamos todos para lá! Tem horas que é bom morar afastado da muvuca, né?

Bom final de semana!