terça-feira, 23 de novembro de 2010

Alimentos anti estresse

Ufa... hoje estou cansada!

Na hora que fui comprar o pão e o jornal, passei no Centro Esportivo para ver qual seria a palestra. “Alimentos anti estresse” era o tema. Os planfetinhos já estavam lá e eu trouxe um já prevendo que não voltaria pois precisava fazer umas comprinhas...

Fui logo cedo para o centro da cidade. Minha mãe, irmã e sobrinho me deram de presente uma câmera digital - a minha, não consegui ninguém para revisão - e eu fui escolher uma do meu jeito. Fui numas três lojas. Já pensava em desistir quando passei numa e entrei. A vendedora foi um amor! Me mostrou várias e eu disse à ela que queria uma de controles fáceis, sem mistérios... ela me mostrou uma Kodak e foi paixão a primeira vista! Teve paciência para me ensinar a usar, me mostrou todos os controles, fez testes comigo...
Enquanto rodava a cidade em busca da câmera, vi uma dessas lojas de bancas de roupa, parece mais um "mafuá", e como era cedo estava com pouco movimento. No manequim um vestido fresquinho, desses soltinhos que está se usando. Fiquei naquela vou não vou e... fui! Não é que achei um G que ficou bom em mim? Ganhei o dia!
Passei na livraria e comprei um livro "Agape" para o presente do amigo oculto do passeio do fim de semana, passei na drogaria e no supermercado. Eu estou “virando gente”: passei duas vezes na porta da Brasil Cacau e não entrei!

Lá no centro estava um calor sufocante e preferi deixar para almoçar aqui na Casa Restaurante que é de frente para a praia e fresquinho. Mas mesmo aqui estava abafado... cheguei cheia de sede, a coca cola estava quente e pedi um suco de caju. Estava tão doce...
Andei demais... a sola do pé está doendo...

Querem saber os alimentos anti estresse?

Chocolate(um pedaço de no máximo 30g): o açúcar do chocolate aumenta os níveis de endorfina e um composto chamado anandamida parece melhorar o humor.

Pipoca(um punhado) ou wafer de baunilha(3 biscoitos) ou cream cracker integral(4 biscoitos): como estimulam a liberação de serotomina – substância existente no cérebro que promove o bem estar, esses alimentos ricos em carboidratos complexos podem gerar a sensação de calma e ajudar a aliviar a depressão.

Purê de batatas(1 xícara) ou pudim light(1 porção): ricos em amido, podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina.

Leite(1 xícara): seu teor de cálcio, magnésio e potássio pode ajudar a manter a pressão arterial baixa. Além disso, beber leite, principalmente aquecido, pode ter efeito relaxante.

Salmão(110g) ou sardinha(meia lata): os ácidos graxos ômega3 ajudam a reduzir o risco de depressão e irritabilidade a longo prazo, porque aumentam os níveis de serotonina.

Cereal matinal(1 xícara): cereais matinais proporcionam mais energia e raciocínio mais claro. Pesquisas sugerem que uma tigela por dia pode reduzir os níveis do hormônio do estresse cortisol.

Dessa lista dois eu sei que dão certo: o chocolate é indiscutível! E a pipoca... eu já reparei que, quando estou muito ansiosa e com aquela fome de “não sei o quê”, é só começar a comer pipoca que vou acalmando... Começo comendo de mão cheia e termino comendo de uma em uma! Mas só fiquei sabendo desse efeito calmante dela hoje!