segunda-feira, 11 de outubro de 2010

11/10 - Dia de Combate à Obesidade

O que é obesidade?
É uma enfermidade crônica decorrente do acúmulo excessivo de gordura no corpo, acarretando uma série de disfunções orgânicas que prejudicam de uma forma direta a saúde. O equilíbrio entre as calorias ingeridas e a energia despendida determina o peso de um indivíduo. Se o consumo energético é superior à perda, ocorre um ganho de massa corpórea. Assim, uma das causas mais comuns do excesso de peso é tanto o ato de comer muito (principalmente carboidratos e gorduras) como a falta de atividade física.
A obesidade tem sido considerada um dos principais problemas de saúde pública da sociedade moderna, haja visto o crescente número de pessoas que se encontram nessa condição. Tal fato agrava-se ainda mais, na medida em que se revela cada vez mais freqüente a obesidade infantil. Nos Estados Unidos, por exemplo, é considerado atualmente um dos maiores problemas de saúde pública.

Doenças associadas à obesidade: hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, diabetes, apnéia do sono, acúmulo de gordura no fígado, formação de cálculos na vesícula, síndromes dos ovários policisticos, neoplasias (câncer uterino, de mama, vesícula e próstata), e aumento da coagulabilidade do sangue podendo levar ao infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral (derrame).

Uma série de fatores podem contribuir para a obesidade. Dentre esses podemos citar:
Genéticos:
o indivíduo cujos pais são obesos apresenta maior tendência a desenvolver obesidade; Metabolismo reduzido: as mulheres apresentam um metabolismo bem mais lento que os homens, em consequência disso, têm uma maior tendência para engordar, assim como uma maior dificuldade para perder peso. Mas todos nós temos tendência a ganhar peso à medida que envelhecemos; Falta de atividade física: estudos comprovam que o sedentarismo está relacionado ao ganho de peso em ambos os sexos; Medicamentos: alguns medicamentos, tais como antidepressivos, anti-convulsivantes, anti-diabéticos, anticoncepcionais e corticóides podem contribuir para um maior ganho de peso; Fatores psicológicos: para algumas pessoas o estado emocional influencia os hábitos alimentares. Cerca de 30% dos indivíduos que buscam tratamento para obesidade apresentam sérios distúrbios emocionais; Peso durante infância: crianças, adolescentes e adultos jovens com sobrepeso podem desenvolver obesidade na vida adulta e Fatores Hormonais: mulheres têm uma maior tendência a ganhar peso durante períodos em que ocorrem variações hormonais em seu organismo, tais como a gravidez, a menopausa e durante o uso de contraceptivos orais.

Obesidade tem tratamento:
O tratamento da obesidade
deve ser voltado para o bem-estar e a saúde metabólica do indivíduo. A perda de peso e sua manutenção é a base para a garantia da saúde metabólica. A terapêutica não se aplica somente ao peso em si, mas também a uma mudança de hábitos de vida, com uma reeducação alimentar, a prática de exercícios físicos e, dependendo da situação de cada paciente, pode estar indicado o uso de inibidores de apetite, o tratamento comportamental e se necessário a cirurgia bariátrica. Em se tratando de obesidade causada por outras doenças, o tratamento deve ser direcionado para a causa do distúrbio de base.
Em pacientes que apresentavam obesidade a manutenção de um estilo de vida saudável, com dieta adequada, prática regular de exercícios físicos e suporte emocional auxiliam busca pelo peso ideal. Qualquer tratamento para a obesidade somente deve ser feito por profissional devidamente habilitado, com o médico e a nutricionista.

O melhor é prevenir:
A obesidade pode ser evitada desde a infância, a partir do incentivo a uma dieta saudável e da prática de esportes, evitando-se que as crianças apresentem sobrepeso. Nessa fase, o lazer, os relacionamentos afetivos e o equilíbrio familiar são fundamentais nesse contexto.
- Dr. Paulo Rosenbaum, médico endocrinologista -